domingo, 19 de agosto de 2012



Como emagrecer comendo em restaurante por quilo?


Fazer dieta já é uma tarefa complicada, comendo em restaurantes self service pode ser mais difícil ainda. Mas a nutricionista Lilia Assis dá umas dicas de como manter uma dieta saudável mesmo comendo fora de casa.
Uma pessoa que segue uma dieta deve ficar longe da bancada de frituras, dando preferência sempre às saldas. É bom dar uma olhada em toda a variedade que o restaurante oferece antes de se servir, para não acabar pegando comida demais.
A preparação do prato deve ser feito desta maneira: Metade deve ser de saladas e legumes. Não é bom pegar saladas que já estejam com molho, é melhor temperar você mesmo com azeite, vinagre ou limão e sal. Escolha apenas um tipo de carboidrato (arroz, batata ou macarrão). A proteína deve ser grelhada ou assada, sem molho.
A quantidade varia de pessoa para pessoa, mas de uma maneira geral, o prato deve conter uma colher (própria para arroz) de arroz, uma concha pequena de feijão, um pedaço médio de carne, frango ou peixe e legumes e verduras crus ou cozidos à vontade. Um prato deste tem aproximadamente 400kcal e não deve passar de 450g.
Sobre as folhas, a melhor escolha são as verde-escuras, porque são mais ricas em nutrientes. Por exemplo: couve, rúcula, agrião. A alface em suas variadas formas: lisa, crespa, americana ou roxa são as mais oferecidas e ajudam a encher o prato e dar saciedade sem aumentar as calorias.
Em relação às carnes, o ideal é alternar carne de boi, peixe e frango e, se possível, a soja. Assim, varia e obtém o melhor de cada proteína sem excessos.
Quando às sobremesas, para quem quer perder peso, o melhor é não comer sobremesa. Mas se sentir necessidade de comer algum doce, a melhor opção é comer frutas frescas.
A carne pode influenciar no tipo de sobremesa. Para quem optou por carne vermelha, comer abacaxi é melhor, pois ajuda na digestão de proteínas, minimizando o tempo que a carne fica no estômago.
Para quem vai trabalhar logo após o almoço, os alimentos gordurosos e carne vermelha devem ser evitados, eles demoram mais para serem digerido e podem causar sensação de sono depois da refeição. Prefira carne branca e alimentos grelhados ou assados.
O que deve ser realmente evitado para quem quer perder peso são as frituras, as opções à milanesa e molhos, além dos doces.
Não se deve nunca repetir o prato. O tamanho dos pratos disponibilizados pelos restaurantes é um fator que deve ser levado em consideração. Cada vez mais os pratos estão maiores para que os clientes consumam mais.
Outros pequenos cuidados necessários para este tipo de lugar são:
- Procurar comer o mais cedo possível, pois quanto mais tarde, mais tempo a comida ficou exposta.
- Peça para visitar a cozinha. Se o restaurante se negar, algo deve estar errado por lá.
- Perguntar se o feijão é cozido com carnes. Se for é melhor optar por salada de grão de bico ou feijão fradinho.
- Ser coerente nas suas escolhas e resistir às tentações pensando no seu objetivo maior que é perder o peso desejado!
Fonte: Sua Dieta

Um comentário: