segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Ansiedade

Olá blogueiras! 

Me chamo Cynthya e hoje estou postando sobre a ansiedade, meu pior inimigo, sou extremamente ansiosa tipo se tem algo importante na sexta já começo a ficar ansiosa na segunda - feira e isso atrapalha e muito a minha dieta, também tenho um grande problema me culpo muito por muita coisa me sinto constantemente culpada por algo e também tenho muito receio de magoar as pessoas e quando algo que acho que fiz de errado acontece fico extremamente ansiosa, começo a roer minha unha ficar inquieta outra coisa o ruim da minha ansiedade é em questão ao trabalho se o dia está sobrecarregado logo desconto em chocolate. Não sou muito de comer outros doces minha ansiedade parece que só melhora com o bendito chocolate e quanto maior melhor eu sinto, não que eu coma uma barra rsss mas um talento rs. 
Então estava procurando algo na net que falasse sobre isso e hoje eu sei que é considerado doença, claro não me sinto doente mas depois de ler vários artigos percebi o quanto ela "ansiedade" faz mal para mim e como sou controlada sem perceber.Então eu encontrei uma matéria que achei muito interessante que são os alimentos que ajudam a controlar a ansiedade sem engordar, espero que isso possa ajudar a mim e também a vocês!




Comida é válvula de escape para boa parte dos ansiosos. Chocolate, então, é o primeiro da lista. Devorar tudo o que estiver pela frente, porém, não resolve o problema e pode levar a outro: o ganho de peso. "O ansioso vive uma apreensão por suspeitar ou prever algo ameaçador", explica a psicóloga Andreza Cristina Pirillo. 


A ansiedade é acompanhada da tensão e ocorre principalmente em situações de frustração, em que a pessoa sente que a causa está nela, na incapacidade ou na falta de habilidade para uma tarefa. Também ocorre em situações de conflito, que exigem tomada de decisão. 

Há diferenças entre o ansioso e alguém que fica ansioso por uma razão momentânea, diz Andreza. O ansioso tem sintomas como inquietude, sudorese, taquicardia, boca seca, insegurança e dificuldade de ação. Já o quadro passageiro, com alguns desses sintomas, ocorre quando a pessoa passa por uma situação com que sente dificuldade de lidar. 

Descontar na comida é inadequado, afirma a psicóloga. "Os ansiosos procuram algo que traga alívio e procuram tampar um buraco emocional com a comida, sendo que o remédio seria o tratamento psicológico." 

Alguns alimentos parecem de fato ajudar a diminuir os sintomas da ansiedade. A nutricionista Juliana Pellizon Motta recomenda o consumo de triptofano, o aminoácido precursor da serotonina (o hormônio do bem-estar), presente no arroz e no pão integrais, soja, nozes, tâmara e lentilha. O gastroenterologista e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro José Figueiredo Penteado indica também verduras e frutas. 

Em vez de se empanturrar de comida para aliviar momentaneamente a ansiedade, melhor é manter alimentação e hábitos saudáveis. "Para quem não pode praticar atividade física, sugiro uma leitura, um filme, fazer relaxamento respiratório e, principalmente, jamais desistir de si mesmo", afirma Andreza. 

Se houver sintomas, o ideal é buscar ajuda - de um profissional ou de um amigo. "Algumas pessoas sentem-se aliviadas após um desabafo", diz Andreza. Acupuntura, ioga, massagem e terapias alternativas também podem ajudar. Se a ansiedade estiver atrapalhando a qualidade de vida, deve-se buscar ajuda psicológica ou psiquiátrica para iniciar o tratamento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário