quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Calor X Hidratação

Bom lindas da minha vida cá estou eu ( Nora) a morrer de calor , tempo seco nada de chuva, girls temos que ficar alertas com esse tempo bora hidratar o corpitcho


O sol brilhando e nós aqui embaixo transpirando não é? O corpo, pele e cabelo exigem líquidos, sejam eles em forma de água, sucos, água de côco, etc. Seja quando falamos de pele, seja quando falamos de cabelos, ou quando falamos de saúde, o item é indispensável. Mas é agora, na estação mais gostosa e mais quente do ano, que os cuidados devem ser redobrados.

Você sabia?

Que as bebidas isotônicas só são indicadas quando se perde de 3% ou acima de peso corporal? Que as bebidas para o esporte são melhores absorvidas e aproveitadas se tiverem concentração entre 6 a 8% de carboidratos ? Que a água de côco é um excelente hidratante corporal? Pois é, o corpo e a saúde se beneficiam de uma boa hidratação, e, para isto não precisa ser esportista de alto nível. Basta estar vivo para precisar de hidratação.

Onde se perde água

Olhe só onde e como perdemos nossa água corporal diária:


Fonte 
Perda com exercício no calor 
Perda sem exercício 
Urina
1250 ml
1250 ml
Evaporação da pele
5000 ml
850 ml
Fezes
100 ml
100 ml
Pulmões
700 ml
350 ml
Total 
6300 ml 
2550 ml 


Se não repusermos o líquido perdido podemos ficar desidratados. Os graus de desidratação podem ser: leve (abaixo de 3% do peso corporal perdido), moderado (entre 4 e 5% de peso corporal perdido) ou grave (acima de 6% de perda). Num grau de 1% você já pode ter um pior rendimento nas suas atividades, recuperação mais lenta e maior risco de males por causa do calor.

Para quem pratica exercícios

Fazer exercícios já requer hidratação constante e fracionada. Se você quer ficar craque, siga estas indicações:

Antes do exercício: uma hora antes ingira de 300 a 500 ml de água

Durante: de 100 a 150 ml a cada quinze ou vinte minutos de exercício. Em uma hora procure ter ingerido pelo menos 400 a 600 ml de líquido. O ideal é um litro por hora!

Depois: repor o correspondente a 150% do peso corporal perdido nas seis horas subseqüentes à atividade, de preferência bebidas com sódio.

Para ajudar o corpo a se hidratar, evite cafeína e álcool. A hidratação não pode ser uma tortura. A sede é o alarme que "toca" quando já estamos desidratados. Use e abuse de:



· água de côco e sucos diluídos;
· melão e melancia
· chás gelados lights
Evite refrigerantes, principalmente antes da malhação, pois eles causam distensão abdominal.

2 comentários:

  1. Muito bom o post, amiga! Obrigada por compartilhar. Valeu demais a dica. Eu to direto aqui na água. Garrafinha do lado sempre! Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Verdade né Bethania hidratar sempre é importante , nosso corpo agradece.Bjussss

    ResponderExcluir