segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Pense magro!!!



"...No mundo real, tudo conspira a favor do excesso de comida e do sedentarismo. É o fast-food na hora do almoço, o biscoitinho na mesa do colega de trabalho, a geladeira pronta pra ser assaltada, o sofá aconchegante com televisãozinha na frente. Como resistir?Você já tentou... pensar? Não, não se ofenda. É claro que você pensa, e às vezes até em aspectos filosóficos da vida. Mas será que você pensa certo no que se refere às suas formas? Ou melhor, será que você não está 'pensando gordo' em vez de 'pensar magro'?


Vejamos alguns exemplos:


1. Sobre a fome e a vontade de comer:


- Pensamento gordoQuem pensa gordo considera fome qualquer vontadezinha de comer. Pouco depois de uma refeição, se sente vontade de traçar um sorvete, quem pensa gordo não hesita em fazê-lo sob a justificativa: " bateu uma fome de sorvete..."


- Pensamento magroNa mesma situação, quem pensa magro resiste a tentação: " Gostaria tanto de tomar sorvete, mas acabei de comer". E não come. 


2. Sobre a tolerância à fome e o desejo incontrolável de comer


- Pensamento gordoQuando sente fome ou tem desejo de alguma comida, quem pensa gordo não aguenta esperar pela próxima refeição. A fome ou o desejo de comer são encarados como uma emergência. Ele não consegue se desligar. Fica remoendo essas sensações e pensando apenas em comida, ansioso para saber quando poderá comer novamente.


- Pensamento magroQuem pensa magro consegue se desliguar. É capaz de driblar a fome ou o desejo de comida e esperar pacientemente pela próxima refeição.


3. Sobre quando parar de comer:


- Pensamento gordoQuem pensa gordo não sabe a hora de parar de comer. Sente compulsão por esvaziar o prato, o pacote de salgadinho, o pote de sorvete ou a caixa de chocolate. Gosta inclusive da sensação de ter comido exageradamente.


- Pensamento magroQuem pensa magro come até o ponto em que se sente razoavelmente satisfeito. Ainda que a comida esteja deliciosa e o prato não esteja vazio, ele acha melhor cruzar os talheres do que continuar a comer. Duas bolachas foram o suciente para matar a fome? Pois bem, o magro fecha o pacote e guarda o resto para depois.


4. Sobre quanto comer:


- Pensamento gordoQuem pensa gordo não presta atenção enquanto come - e, com isso, ilude-se frequentemente a respeito do tamanho das porções. É capaz de devorar um pote de sorvete em pé, ao lado da geladeira, ou um pacote de batatas fritas enquanto vê televisão.


- Pensamento magroGeralmente, quem pensa magro tem uma idéia de quanto come. Quando exagera, automaticamente come menos na próxima refeição.


5. Sobre o bem-estar proporcionado pela comida


- Pensamento gordoDiante de um aborrecimento ou tristeza, quem pensa gordo costuma buscar conforto na comida. É como se o ato de comer tivesse o poder de desviá-los dos pensamentos negativos ou de aliviar-lhe o sofrimento psíquico. Não se dá conta, porém, de que esse bem-estar é passageiro.


- Pensamento magroSe está chateado ou triste, que pensa magro costuma perder a vontade de comer. Jamais recorre à comida para aliviar suas aflições psicológicas.


6. Sobre ganhar peso


- Pensamento gordoAo ver a balança subir (ainda que um pouco só), quem pensa gordo é tomado por sentimentos negativos, como uma profunda sensação de desesperança e desamparo: "Nunca conseguirei emagrecer" ou "Isso é terrível". Para compensar essa frustração, ataca a geladeira.


- Pensamento magroGanhar um pouco de peso não representa nenhuma catástrofe para quem pensa magro. Ele acredita que voltará a emagrecer e se mantém firme na dieta - reduz ainda mais a quantidade de calorias ingeridas e aumenta a intensidade dos exercícios físicos.


7. Sobre quanto as outras pessoas comem


- Pensamento gordoÉ típico de quem pensa gordo o sentimento de injustiça. Ele não se conforma com o fato de que outras pessoas possam comer tudo e na quantidade desejada. Não se dá conta, no entanto, de que a maioria dos magros tem de se esforçar para manter-se na linha.


- Pensamento magroQuem pensa magro tende a aceitar com resignação as restrições alimentares. Na maioria das vezes, come porções menores do que gostaria e deixa de ingerir determinados tipos de alimentos, mas não faz disso um tormento. Não fica, por exemplo, o tempo todo pensando no bolo de chocolate ou na coxinha que teve de recusar.


8. Sobre o fim da dieta


- Pensamento gordoQuando emagrece, quem pensa gordo tende a interromper a dieta e a retomar os antigos hábitos alimentares como se estivesse imunizado contra os quilos em excesso. Obviamente, volta a engordar e volta a fazer regime...É a vida sob efeito sanfona.


- Pensamento magroQuem pensa magro sabe que o controle alimentar é para sempre. 

Encara essas restrições com naturalidade e, desse modo, até se permite cometer um excesso alimentar vez por outra. "

Então pessoal, 

Qual o tipo mais comum de seu pensamento? Se a resposta for 'pensamento gordo'. não se desesperem. 
Segundo a autora do artigo, uma das formas mais eficazes em adquirir um 'pensamento magro' seria através da a terapia cognitivo-comportamental (TCC), que ensina, basicamente, reprogramar o seu cérebro para que ele passe a dominar a fome ou simplesmente a gulodice até o ponto em que você possa ignorar um prato de coxinhas da mesma maneira em que despreza aquele ex-amigo fofoqueiro.Existem algumas técnicas que podem ser encontradas no livro Pense Magro - A dieta definitiva de Beck, da psicóloga americana Judith Beck, recém lançado no Brasil pela editora Artmed.Sendo assim, vamos reprogramar nosso cérebro, fazer uma reeducação alimentar equilibrada e prazerosa para a vida toda, e uma atividade física regular para obtermos boa saúde?

2 comentários:

  1. Oi comecei a seguir seu blog hj , me identifiquei com você tbm estou na luta pra emagrecer e é isso ai .... FORÇA DE VONTADE que agente consegue ..... Me segue tbm Bjnhuxxx

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  2. Olá! Estou fazendo uma pesquisa de campo para o curso de Nutrição. Preciso de pessoas que respondam um questionário sobre atitudes alimentares. O teste é online e envio o resultado por e-mail para quem responder. É só acessar este link:

    https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?fromEmail=true&formkey=dEF1eG5VczFZdlA1VTNwVUtGc191aEE6MA

    Obrigada!

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