domingo, 7 de outubro de 2012

Stress prejudica o emagrecimento

Muitas mulheres malham, fazem dieta, mas, ainda assim, não conseguem se livrar das gordurinhas. O grande vilão dessa história pode ser o stress provocado por uma rotina caótica - acúmulo de tarefas no trabalho, trânsito congestionado, discussão com o namorado... O que ocorre é que sob tensão, o nosso organismo reage hiperestimulando as glândulas supra-renais, localizadas acima dos rins. Elas são encarregadas de fabricar adrenalina e cortisol - hormônios que preparam o corpo para se defender em situações de perigo, deixando as pessoas mais espertas para resolver as tarefas diárias. No nosso dia-a-dia, porém, é comum ter os níveis de cortisol constantemente altos, o que causa o aumento dos estoques de gordura. Veja dicas para você driblar o stress e, dessa forma, chegar ao peso desejado mais facilmente. 
1 - Organizar a agenda. Assim, ficará mais fácil saber quais são as prioridades do dia. 
2. Beba água ao acordar, que é uma forma de limpar o organismo e estimular o funcionamento do intestino e a perda de peso. Melhor ainda se você adicionar em um copo de água de 240 ml, suco de meio limão e uma colher de chá de mel. Se quiser turbinar ainda mais, acrescente uma dose de suco de uva concentrado, sem açúcar e orgânico, e uma dose de extrato de aloe e vera (encontrado nas lojas de produtos naturais). Esses ingredientes agem como antibactericida. O limão e aloe e vera purificam o organismo, além de reforçar o sistema imunológico. O suco de fruta e o mel dão energia para o cérebro e organismo para começarem a produzir serotonina, a substância responsável pela sensação dp bem-estar. 
3. Mexer o corpo aumenta os níveis de serotonina e endorfina, hormônios do bem-estar. Por isso, malhar logo pela manhã ajuda você a enfrentar melhor os efeitos do stress do dia todo. Por exemplo andar 30 minutos num ritmo moderado já é suficiente.
4. Deitada ou sentada confortavelmente, relaxe os braços ao longo do corpo. Inspire o ar profundamente pelo nariz e sinta a barriga inflar, depois as costelas e, por último, o tórax. Solte o ar também pelo nariz. Esvazie o tórax, sinta as costelas abaixarem e, por fim, o abdômen murchar. Repita dez vezes o ciclo todo.
5. No lugar do café, pão e manteiga, tome um shake. No liquidificador, bata:
. 1 banana-nanica média
. 1 col. (sopa) de farinha de mandioca
. 1 medida (15 g) de whey protein (proteína isolada sem carboidrato e sem açúcar) sabor baunilha
. 1 cápsula de vitaminas do complexo B (use só o pó de dentro da cápsula, a venda em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação)
. 1 col. (sopa) de semente de linhaça
. 1 copo (300 ml) de água (ou leite desnatado)
Essa receita tem cerca de 400 calorias - um valor energético razoável para uma refeição matinal. Apesar de ser rica em proteína, oferece carboidrato, presente na banana e na farinha de mandioca. A porção de gordura do bem fica por conta da linhaça. Para variar o sabor, troque a linhaça por nozes (outra boa fonte de ômega 3) e a água por suco de fruta, que deve ser considerado a fonte de carboidrato da receita e, por isso, substituir a banana. Beba o shake logo depois dos exercícios, no lugar do café-da-manhã.
6. Excesso de comida industrializada, stress e poluição podem prejudicar a absorção dos minerais. Esses nutrientes têm várias funções no nosso organismo - uma delas é ajudar no controle de peso. Nesse aspecto, o cromo e o magnésio são campeões. Além de atuar no metabolismo dos carboidratos e das gorduras, diminuindo o risco de você fazer estoques extras na cintura, esses dois minerais participam da produção da serotonina. A suplementação é considerada uma boa alternativa, mas as cápsulas concentradas em minerais não devem ser consumidas sem a orientação de um profissional (médico ortomolecular, endocrinologista ou nutricionista). Outra medida é apostar nos alimentos ricos nessas substâncias.
7. Coma linhaça todos os dias. Além de reduzir o apetite e controlar os níveis de açúcar no sangue, as fibras presentes na casca dessa semente estimulam o intestino. É também ótima fonte de ômega 3, garantindo também o equilíbrio do "cérebro emocional" - a parte ligada às emoções. Mas, para aproveitar todos os benefícios da linhaça, é importante você romper a casca duríssima que a protege, o que pode ser feito de três maneiras: mastigar muito bem a semente, triturá-la no liquidificador ou, melhor, deixá-la de molho na água por oito horas - fica molinha e fácil de ser quebrada com os dentes. Não dispense a água, que vira uma espécie de gelatina e, ingerida, ocupa um bom espaço no estômago, ajudando você a economizar calorias. Duas colheres de sopa de linhaça é a recomendação diária - use uma no shake de proteína e a outra polvilhe na salada, na sopa, na fruta ou no iogurte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário