terça-feira, 2 de outubro de 2012

A Importância dos Carboidratos no Controle do Peso



Ele está nas massas, no arroz, na batata e nas frutas e verduras. São fontes de energia para o nosso organismo.
O segredo é saber como combinar esses alimentos para manter uma alimentação balanceada e atividade física.

Isso é  muito importante para controlar o peso.
O carboidrato é um nutriente que dá energia pro nosso corpo. É a principal fonte de energia do nosso cérebro e do nosso coração.

Quando o ingerimos, ele se transforma em glicose no sangue e depois vira energia. Porém, se não for utilizado, vira gordura.

Aí que está o grande lance. Se você souber controlar a quantidade de carboidrato que você consume, ele não se tornará um inimigo. Então o  importante é escolher bem os carboidratos ao longo do dia.

O melhor carboidrato é integral:

  • Arroz Integral
  • Macarrão Integral
  • Pão Integral
  • Grãos (linha, trigo, aveia, etc)

Porque? Porque são estes que contém maior quantidade de fibra, logo, irão dar maior saciedade (você fica mais tempo sem sentir fome), porque são absorvidos mais lentamente e são mais nutritivos.

Evite misturar, por exemplo, macarrão, arroz e batata. Tente consumir, para cada refeição aproximadamente 2 colheres de sopa no total. Logo, se você quiser colocar mais de um tipo, coloque  1 colher de cada, por exemplo.
Com relação aos legumes, verduras e frutas, vai variar a quantidade de carboidratos que possuem. Numa salada de alface, tomate e palmito, você pode comer a quantidade que quiser. Já se colocar cenoura e beterraba, é preciso controlar as colheradas em 3 ou 4 (no total), pois eles têm mais carboidratos.
Com relação às frutas, o recomendado é de três a cinco frutas, variadas, por dia. Quanto mais doce a fruta, mais carboidrato terá.

Nosso organismo está o tempo todo queimando calorias. E é assim que ele deve permanecer, principalmente se estamos querendo perder peso. Por isso, que quando sua nutricionista falar para você se alimentar de 3 em 3 ou 4 em 4 horas, em pequenas quantidades, acredite!

Agora, não entre nessas dietas malucas de cortar o carboidrato da sua alimentação.

Isso pode funcionar por algum tempo, sim, mas ao retornar para o antigo hábito alimentar, você certamente vai voltar ao peso anterior, ou o que é pior, engordará mais, pois o organismo entenderá que ele precisa compensar o carboidrato que ficou sem receber neste tempo.

3 comentários:

  1. Adorei o texto, sempre procuro comer apenas um tipo de carboidrato nas refeições, sem eles nos sentimos cansados. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas...deixo o carboidrato sempre pro almoço, troquei arroz branco por integral e macarrão integral tb.. beijos
    http://meuemagrecimentoreal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Isso aí Elaine e Denni temos que ficar de olho sempre né lindas, rs oooo vida dificil.
    Beijos

    ResponderExcluir